Associação dos Anistiados Políticos de Goiás
Memorial
HOMENAGENS
Sobre as
HOMENAGENS
Na luta por liberdade, dignidade e dias melhores, existiram aqueles que abraçaram ideias, lutaram e deram a vida na esperança de vê-las concretizadas. Não esperaram acontecer e acreditaram que era possível mudar o rumo dos acontecimentos e se entregaram à luta por uma causa que consideravam justa.
É inquestionável na nossa história a importância de Marcos Antônio Dias Baptista, Ismael Silva de Jesus, Divino Ferreira de Souza, Ornalino Cândido da Silva, José Porfírio de Souza, Honestino Guimarães, Dorvalino Porfírio de Souza, Márcio Beck, Maria Augusta Tomáz, Paulo de Tarso Celestino da Silva, Boanerges de Souza Massa, Jeová de Assis Gomes, Cassimiro Luiz de Freitas, James Além Luz, Arno Preiss. Todos foram presos, torturados, assassinados, desaparecidos pela ditadura militar de 1964.
São exemplos de grande significado, tanto pelo sacrifício que lhes foram impostos quanto pelo momento histórico que exigia do povo brasileiro posições mais combativas e corajosas para fazer frente ao golpe de 1964 e às consequências para a nossa democracia. A Anigo, com a parceria do Armazém Memória, presta eternas homenagens a todos que sofreram as agruras do arbítrio, da intolerância, do desrespeito à vida, praticados pelos ditadores que se consideravam os donos da verdade e da história. Liberdade e democracia sempre!
“Esta obra é dedicada à memória do inestimável advogado goiano, Dr. Rômulo Gonçalves, ex-presidente da OAB/GO. Com atuação profissional corajosa e destemida, defendeu nos tribunais do país estudantes e militantes políticos presos pela ditadura militar. Teve a sua casa cercada por soldados do 10 Batalhão de Caçadores, foi indiciado em IPM e taxado de ser comunista e subversivo. “De que nos valeria a instalação de tão eminente órgão se jovens são perseguidos e massacrados pela Polícia, se cidadãos são vilipendiados nos mais comezinhos direitos, quais sejam os de liberdade e integridade física e moral”, disse em defesa de habeas-corpus no STF sobre a criação, pelo governo militar, do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana”.
Diretoria da ANIGO em “A ditadura militar em goiás – arquivos revelados”.
companheira e companheiros
HOMENAGEADOS
“Espera-se, com este projeto, permitir que todos conheçam um passado que temos em comum e que os olhares históricos anteriormente reprimidos adquiram espaço junto ao público para que, assim, o respeito ao livre pensamento e o direito à verdade histórica disseminem-se como valores imprescindíveis para um Estado plural e respeitador dos direitos humanos”.
Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
Monumento aos Mortos e Desaparecidos na Luta Contra a Ditadura Militar
Goiás foi um dos Estados mais atingidos pela ditadura militar. O governador Mauro Borges, apesar de ter apoiado o golpe, foi deposto em novembro e somente o primeiro IPM instaurado em 1964 indiciou 147 goianos, muitos dos quais presos, torturados e a maioria demitidos dos seus empregos sob a acusação de serem comunistas e subversivos. Todos os setores organizados da sociedade goiana foram alvos das perseguições políticas, como funcionários públicos, estudantes secundaristas e universitários, membros de partidos políticos, jornalistas, artistas, operários e sindicatos.
Ato de Entrega do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade
ARNO PREIS
Assassinado em 15/02/1972
Paraíso do Norte (GO)
DIVINO FERREIRA DE SOUZA
Desaparecido entre 13/15/1973
Fazenda do Geraldo Martins, próxima a São Domingos do Araguaia (PA) ou Casa Azuk, Marabá (PA)
ISMAEL SILVA DE JESUS
Assassinado em 09/08/1972
Goiania (GO)
JOSÉ PORFÍRIO DE SOUZA
Desaparecido em 07/1973
Goiania (GO)
MARIA AUGUSTA THOMAZ
Desaparecido em 17/05/1973
Rio Verde (GO)
BOANERGES DE SOUZA MASSA
Desaparecido entre 21/12/1971 e 21/06/1972
Pindorama (TO)
DURVALINO PORFÍRIO DE SOUZA
Desaparecido em 1973
Goiania (GO)
JAMES ALLEN LUZ
Acidente Automobilístico em 24/03/1973
Porto Alegre (RS)
MÁRCIO BECK MACHADO
Desaparecido em 17/05/1973
Rio Verde (GO)
ORNALINO CÂNDIDO DA SILVA
Assassinado em 01/045/1968
Goiania (GO)
CASSIMIRO LUIZ DE FREITAS
Assassinado em 19/03/1970
Pontalina (GO)
HONESTINO MONTEIRO GUIMARÃES
Desaparecido em 10/10/1973
Rio de Janeiro (GB)
JEOVÁ DE ASSIS GOMES
Desaparecido em 09/01/1972
Guaraí (GO)
MARCO ANTÔNIO DIAS BAPTISTA
Desaparecido em 05/1970
PAULO DE TARSO CELESTINO DA SILVA
Desaparecido em 12/07/1971
Rio de Janeiro (RJ)

Associação dos Anistiados Políticos pela Cidadania e Direitos Humanos do EStado de Goiás
ANIGO
Ditadura Nunca Mais
Produzido por Armazém Memória
marcelozelic@gmail.com