Associação dos Anistiados Políticos de Goiás

Memorial

HOMENAGENS

MEMORIAL RÔMULO GONÇALVES DE DIREITOS HUMANOS

Ciclo Educativo Silvio Tendler

Sobre as

HOMENAGENS

Na luta por liberdade, dignidade e dias melhores, existiram aqueles que abraçaram ideias, lutaram e deram a vida na esperança de vê-las concretizadas. Não esperaram acontecer e acreditaram que era possível mudar o rumo dos acontecimentos e se entregaram à luta por uma causa que consideravam justa.

É inquestionável na nossa história a importância de Marcos Antônio Dias Baptista, Ismael Silva de Jesus, Divino Ferreira de Souza, Ornalino Cândido da Silva, José Porfírio de Souza, Honestino Guimarães, Dorvalino Porfírio de Souza, Márcio Beck, Maria Augusta Tomáz, Paulo de Tarso Celestino da Silva, Boanerges de Souza Massa, Jeová de Assis Gomes, Cassimiro Luiz de Freitas, James Além Luz, Arno Preiss.  Todos foram presos, torturados, assassinados, desaparecidos pela ditadura militar de 1964.

São exemplos de grande significado, tanto pelo sacrifício que lhes foram impostos quanto pelo momento histórico que exigia do povo brasileiro posições mais combativas e corajosas para fazer frente ao golpe de 1964 e às consequências para a nossa democracia. A Anigo, com a parceria do Armazém Memória, presta eternas homenagens a todos que sofreram as agruras do arbítrio, da intolerância, do desrespeito à vida, praticados pelos ditadores que se consideravam os donos da verdade e da história. Liberdade e democracia sempre!

“Esta obra é dedicada à memória do inestimável advogado goiano, Dr. Rômulo Gonçalves, ex-presidente da OAB/GO. Com atuação profissional corajosa e destemida, defendeu nos tribunais do país estudantes e militantes políticos presos pela ditadura militar. Teve a sua casa cercada por soldados do 10 Batalhão de Caçadores, foi indiciado em IPM e taxado de ser comunista e subversivo. “De que nos valeria a instalação de tão eminente órgão se jovens são perseguidos e massacrados pela Polícia, se cidadãos são vilipendiados nos mais comezinhos direitos, quais sejam os de liberdade e integridade física e moral”, disse em defesa de habeas-corpus no STF sobre a criação, pelo governo militar, do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana”.

Diretoria da ANIGO em “A ditadura militar em goiás – arquivos revelados”.

companheira e companheiros

HOMENAGEADOS

“Espera-se, com este projeto, permitir que todos conheçam um passado que temos em comum e que os olhares históricos anteriormente reprimidos adquiram espaço junto ao público para que, assim, o respeito ao livre pensamento e o direito à verdade histórica disseminem-se como valores imprescindíveis para um Estado plural e respeitador dos direitos humanos”.

                                                                                            Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Monumento aos Mortos e Desaparecidos na Luta Contra a Ditadura Militar

Goiás foi um dos Estados mais atingidos pela ditadura militar. O governador Mauro Borges, apesar de ter apoiado o golpe, foi deposto em novembro e somente o primeiro IPM instaurado em 1964 indiciou 147 goianos, muitos dos quais presos, torturados e a maioria demitidos dos seus empregos sob a acusação de serem comunistas e subversivos. Todos os setores organizados da sociedade goiana foram alvos das perseguições políticas, como funcionários públicos, estudantes secundaristas e universitários, membros de partidos políticos, jornalistas, artistas, operários e sindicatos.

Ato de Entrega do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade

ARNO PREIS

Assassinado em 15/02/1972

Paraíso do Norte (GO)

DIVINO FERREIRA DE SOUZA

Desaparecido entre 13/15/1973

Fazenda do Geraldo Martins, próxima a São Domingos do Araguaia (PA) ou Casa Azuk, Marabá (PA)

ISMAEL SILVA DE JESUS

Assassinado em 09/08/1972

Goiania (GO)

JOSÉ PORFÍRIO DE SOUZA

Desaparecido em 07/1973

Goiania (GO)

MARIA AUGUSTA THOMAZ

Desaparecido em 17/05/1973

Rio Verde (GO)

BOANERGES DE SOUZA MASSA

Desaparecido entre 21/12/1971 e 21/06/1972

Pindorama (TO)

DURVALINO PORFÍRIO DE SOUZA

Desaparecido em 1973

Goiania (GO)

JAMES ALLEN LUZ

Acidente Automobilístico em 24/03/1973

Porto Alegre (RS)

MÁRCIO BECK MACHADO

Desaparecido em 17/05/1973

Rio Verde (GO)

ORNALINO CÂNDIDO DA SILVA

Assassinado em 01/045/1968

Goiania (GO)

CASSIMIRO LUIZ DE FREITAS

Assassinado em 19/03/1970

Pontalina (GO)

HONESTINO MONTEIRO GUIMARÃES

Desaparecido em 10/10/1973

Rio de Janeiro (GB)

JEOVÁ DE ASSIS GOMES

Desaparecido em 09/01/1972

Guaraí (GO)

MARCO ANTÔNIO DIAS BAPTISTA

Desaparecido em 05/1970

PAULO DE TARSO CELESTINO DA SILVA

Desaparecido em 12/07/1971

Rio de Janeiro (RJ)

Associação dos Anistiados Políticos pela Cidadania e Direitos Humanos do EStado de Goiás

ANIGO

Ditadura Nunca Mais

Produzido por Armazém Memória

marcelozelic@gmail.com

Fale Conosco

11 + 7 =